Golden Friends Forever Dermatite

15

fevereiro

0 Comentário

Tédio, Estresse, Depressão, Insegurança podem resultar na Dermatite ( Hot Spot )

  • Golden Friend Forever
  • Nenhum Comentário
  • Cuidados

Pode também ser chamada de Dermatite Psicogênica.
É uma doença que acomete cães, formando lesões na pele provocadas pela lambedura constante do animal naquela região, causando feridas que muitas vezes se tornam difíceis de tratar.
Ai voltamos naquele papo sobre a rotina das pessoas quando muito intensa e os animais domésticos acabam passando boa parte do tempo sozinhos e recebendo cada vez menos atenção, lembra que em outros tópicos falamos sobre isso!!!
A chegada de um bebe novo em casa, um ambiente desconhecido a indiferença dos donos também são outros fatores que acabam desencadeando em alguns animais: tédio, estresse, depressão.
A falta do que fazer, o cão que fica muito ocioso olhando para o tempo, uma hora se cansa e acaba desenvolvendo algo para se distrair e começa com a mania de lamber alguma região do corpo, o mais comum são as patas, pois é mais confortável, essas são chamadas por muitos de lesão auto induzidas, que eu costumo dizer ( FALTA DO QUE FAZER MESMO )
Isso acontece por vários outros fatores também mas eu ainda acredito que 70% é por fatores emocionais, e os outros 30% por cuidados com a pelagem, cães que tem por habito se molharem e secarem no tempo, mordida de pulgas, alergias outras a produtos de limpeza, de higiene etc…
Todo cuidado é pouco, pois essas lesões podem sim agravar-se e virar infecções importantes fazendo coleção de pus sendo necessário seu Médico Veterinário intervir com antibióticos.
Por se tratar de uma ferida, que dói, coça, o cão pode apresentar também irritabilidade, tristeza emagrecimento, mau cheiro, entre outros.
A primeira conduta a ser tomada na minha opinião de criadora é que não adianta somente tratar as feridas constantes, é necessário tentar corrigir a sua causa, mudar o cenário do cão estressado, ocioso, deprimido, ansioso, ou seja lá o que for, mudando a rotina, aumentando o nível de exercícios, de atenção, alguns poucos minutos jogando uma bolinha com ele pode transformar sua vida, um passeio mais longo, 10 minutos mais de atenção, um afago maior, um bate papo, enfim, LEMBRE-SE que eles são gente mas não sabem.
Claro que seu médico veterinário é a pessoa que poderá lhe orientar no quesito medicamentos quando se percebe que as feridas estão horrendas, fedidas, meladas e com coleção de pus como falei a cima.
Essas lesões devem ser muito bem higienizadas com produtos anti-sépticos pelo menos 3 vezes ao dia. juntamente com xampu terapêutico, e alguns spray mágico Rs.
E a coisa mais chata que por vezes termos que usar é o tal colar Elizabetano ou colar cervical, eu tento de tudo para não colocar, pois acho que eles ficam muito tristes se sentindo uns E.Ts.
Resumindo!!! Se seu dourado está tendo com muita frequência essas feridas que chamamos de Hot Spot, tente fazer o que falei, mude a rotina, deixe seu cão mais cansado com brincadeiras de bolinhas e alguns minutos de amor e carinho a mais, um pouco mais também de atenção pode mudar completamente essa incidência de dermatites.
Ahhhh para minhas amigas que plantão a paparicação em excesso também pode mudar o temperamento dessas criaturas de Deus!!! Eles nos testam 24 horas por dia e sabem exatamente onde conseguem chamar a nossa atenção e nos deixar de cabelos em pé!!!
Pulso firme é importante e os dourados se sentem seguros ao ter do lado donos carinhosos, amorosos, porém firmes e determinados, o cão nunca deve dominar seu dono, deve haver uma harmonia no convívio para ambos serem felizes.
Andréa Ladogano