GFF Pigmentação das Trufas

30

março

2 Comentários

Pigmentação das Trufas, mudança de cor!!! O que pode ser???

  • Golden Friend Forever
  • 2 Comentários
  • Filhotes

Fuça Pretinha e Olhos parecendo estarem delineados...

Resolvi falar um pouco da pigmentação principalmente das trufas ( nariz ) dos Goldens, porque muitas pessoas me perguntam porque meus cães tem o nariz bem pretinho, os olhos também com contorno escuro, assim como o coxim ( almofadinha dos pés e mãos ).
Postei até uma foto de filhotes bem clarinhos para mostrar que mesmo com a pelagem dourada clara as trufas permanecem bem escuras, assim como o contorno dos olhos.
Vamos lá!!!!
Pode ser apenas a genética do animal dos seus ancestrais.
Mas…
Existem várias outras causas que podem levar o seu cão a perder a coloração da trufa, mas antes você deve analisar se ele desde novinho tinha a trufa marrom ou foi sempre pretinha e clareando conforme o crescimento.
DUDLEY NOSE, SNOW NOSE, na realidade são de causa desconhecida, aparece lentamente e vai clareando, desbotando, até podendo ficar um marrom clarinho ( rosado ).
Vocês vão perceber também que no invernos é bem mais comum as trufas ficarem mais claras, mas elas escurecem novamente tão logo o tempo esquente.
É Importante fazer a diferenciação, se a trufa altera no inverno muito forte e volta a escurecer ao esquentar ou se a trufa permanece clara e vai piorando, ficando com um aspecto estranho tanto na cor como ao toque.
Uma das causas é chamada de Dermatite de contato, e existem algumas causas que podem levar ao problema como: COMEDOUROS DE PLÁSTICO, eu particularmente não gosto e nem recomendo, no meu canil uso apenas o de AÇO INOX.
Mas também existem as doenças AUTO-IMUNES que apesar de pouco frequentes nunca devem ser descartadas, daí a importância de levar seu cão ao Médico Veterinário sempre que notar perda da coloração, e também da textura da trufa.
As doenças que podem causar a despigmentação são: Pênfigo Eritematoso, o Lupos eritematoso discóide, o Pênfigo Foliáceo e a Síndrome Úveo Dermatológica , que * NÃO * são comuns na raça porém podem ocorrer, volto a falar da importância de correr atrás logo que perceberem que a coisa está piorando, para isso existem DERMATOLOGISTAS especializados para orientar melhor!!!
Processos inflamatórios cutâneos geralmente levam ao aumento da pigmentação, porém podem induzir também a perda da pigmentação, a ESPOROTRICOSE, LEISHIMANIOSE essas duas doenças de grande importância e gravidade que também são transmissíveis ao homem, tem como umas das características a despigmentação, descoloração das trufas.
Outras causas podem vir também de uso prolongado de alguns medicamentos como a Cortisona, Hormônios Anticoncepcionais, Cetoconazol e procainamida podem levar um clareamento até da pelagem do animal.
O que eu, Andréa costumo falar para meus Clientes e Amigos, sobre a importância de uma  ALIMENTAÇÃO de excelente qualidade, item que nunca deve ser economizado!!!!
Ai vai!!!!
DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS: Falta de Zinco, cobre, ácido pantotênico, e Lisina na dieta podem promover clareamento ou avermelhamento também da pelagem do animal.
Gente, claro que existem muitas outras causas mais comuns, corriqueiras mas, cada uma delas tem a sua importância e devem ser analisadas por um profissional. Para cada caso há uma conduta específica.
Outra dica, é na hora de adquirir seu filhote mesmo que vc esteja encantada, apaixonada pela bolinha de pelo, analise, veja se o bebe está bem pigmentado, peça para conhecer os pais, olhe para os outros cães do canil em questão.
Não podemos esquecer que assim como nós humanos nossos peludos também sofrem com a idade manchas senis, fios de pelos brancos, ou seja, a idade chega para todos!!!!
Fica a dica!!!!
Andréa Ladogano
  • Cris Souza

    Boa tarde eu estou para comprar um Golden e ele tem o nariz bem rosinha será que é normal??? Me add no WhatsApp pra eu te mandar a foto

  • KauaGame

    Oi queria saber ele e pra adotar?