GFF Doenças

30

março

0 Comentário

A Importância de trabalharmos com a Prevenção de Doenças

  • Golden Friend Forever
  • Nenhum Comentário
  • Cuidados

PREVENÇÃO: Essa obrigação é para todos que possuem um animal de estimação

Ao contrário do que muitos pensam, a prevenção não deve ser uma obrigação de proprietários de canis, todo dono de qualquer animal de estimação deve fazer um controle de doenças anualmente, ou como seu veterinário assim determinar.
Hoje se trabalharmos com a prevenção certamente a expectativa de vida dos nossos animas tende a aumentar, hoje podemos quase que dobrar a idade de um cão se conseguirmos tratar algum problema no início.
A evolução da Medicina Veterinária, juntamente com a dedicação dos proprietários são alguns dos fatores que estão contribuindo para a longevidade dos nossos animais.
Consultas e exames periódicos podem diagnosticar, prevenir e tratar a tempo doenças que os animais venham a desenvolver, principalmente na fase adulta.
Mesmo que você tenha adquirido um animal de excelente procedência o ideal é que o mesmo seja acompanhado desde os primeiros dias de vida por um profissional da área e que este tenha excelentes indicações, uma formação de qualidade, que lhe passe segurança nos diagnósticos, que tenha um local agradável para atender seu animal, que seja extremamente limpo, que o mesmo esteja devidamente aparamentado. Um Médico Veterinário deve examinar um animal de avental, luvas e acima de tudo demonstrar respeito e carinho.
Como criadora eu recomendo um primeiro check-up logo que seu animal saia do local onde nasceu, para descartar possíveis verminoses, doenças infecto-contagiosas entre outras.
Muito embora você tenha adquirido seu filhote de um canil idôneo, limpo, onde existe uma grande concentração de animas, é mais difícil controlar a verminose, por isso da importância de levar seu amigo para uma revisão geral.
A verminose só para informar, é bastante grave em filhotes porque causa diarréia e se não for tratada adequadamente pode levar o filhote a óbito, pois eles se desidratam facilmente, aqui no nosso Blog teremos vários Médicos Veterinários falando de vários assuntos, e a verminose será uma delas.
Para os cães que estão saindo da fase de filhote/jovem, entrando na fase adulta, eu como criadora recomendo um check-up anual incluindo exames de sangue, uma ultrassonografia abdominal, exame de boca para ver se está iniciando o tártaro, se as gengivas estão preservadas, dentes com caries, pois tem cães novos que já apresentam muitos problemas, e a boca é um dos locais mais importante para a saúde do animal.
No caso da raça que crio e domino Golden Retriever, realizar o exame da displasia coxo femoral e cotovelo a partir dos 6 meses de idade onde teremos um resultado prévio, e a definitiva a partir dos 18 meses de idade é de extrema importância.
Exames de olhos, pois na raça existe a incidência da Catarata Hereditária, a atrofia da Retina Progressiva, Entrópio e Ectrópio.
E exames do coração pois na raça também ainda encontramos problemas de Estenose da Válvula Aortica ( Subvalvular Aortic Stenosis – SAS ).
Ainda alerto também sobre a importância do proprietário em observar seu animal se o mesmo está perdendo peso, inapetente( sem apetite ),  sede excessiva, irritabilidade, mudança de comportamento, sem posição para se deitar, balançar por demais a cabeça, olhar tristonho e cabisbaixo, perca 10 minutos por semana, senta-se no chão junto com seu amigo para um carinho e com isso palpe seu animal por todo o corpo, por vezes mesmo sendo leigos pode se perceber nódulos, que se descobertos precocemente pode evitar muito sofrimento.
E então vamos trabalhar com a Prevenção!!!!
Lembrando sempre que a CASTRAÇÃO é um ato de AMOR e também previne doenças graves!!!!