GFF Golden em apartamento

30

março

2 Comentários

Golden Retriever em apartamento, casa etc…

  • Golden Friend Forever
  • 2 Comentários
  • Cuidados

Cuidados básicos para se ter um Golden em apartamento ou casa

Tenho percebido bastante interesse e preocupação por parte dos meus clientes sobre Goldens em apartamentos ( Graças a Deus!!! ) sinal que está valendo a pena falarmos bastante sobre esse assunto.
Vamos lá, apartamentos ou casas ambos tem suas particularidades, algumas favoráveis e outras não.
Falaremos primeiro de Golden em apartamento…
Minha maior preocupação quando converso com meus clientes e amigos é quanto ao piso, hoje geralmente à escolha por pisos lisos é muito maior pela facilidade na limpeza e até porque é mais bonito mesmo. O que acontece é que para um animal pesado ( ossatura poderosa ) esse tipo de piso é bastante desconfortável pois não oferece nenhuma segurança ao animal quando esse vai se deitar ou se levantar, por ser liso ele, o animal patina e com o tempo podemos ter graves problemas não só na parte coxo femoral, cotovelos, como na coluna. Opte por trocar o piso liso por algo mais rústico, ou vc deverá espalhar tapetes anti-derrapantes por toda a casa, se você não se incomodar com sua nova decoração, perfeito!!!
Outro fator importante, é que todo condomínio possui uma convenção que deve ser seguida, por isso antes de adquirir um animal de médio/grande porte, se informe bem para não ter problemas e aborrecimentos com vizinhos chatos e síndicos de mau com a vida.
Apartamentos muito pequenos também pode acabar sendo um problema, pois a limpeza ficará meio que comprometida, já que o cão vai desfrutar de um espaço bastante limitado, isso também vai obrigar ao proprietário uma rotina diária de pelo menos 3 passeios de no mínimo 30 minutos cada, para que o animal possa correr, tomar sol, fazer suas necessidades sentindo estímulo de cheiros de outros cães, interagir com outros animais, enfim, um cão sem exercícios, passeios diários com certeza será um grande problema para o proprietário e o resultado poderá ser desastroso.
LAVANDERIA!!! Eu tenho pânico desse nome, pois algumas pessoas acham que saindo para  o trabalho e deixando seu Golden na lavanderia a casa fica limpa e quando chegar do trabalho pega o animal na coleira e sai para dar uma volta e está resolvido o problema, PELO AMOR DE DEUS!!! nunca façam isso, eleger a lavanderia para ele fazer suas necessidades, ou até alimenta-lo maravilha, mas deixa-lo trancado quase que o dia todo é considerado MAUS TRATOS!!!!
Nada que tenha que trancar um Golden é saudável, eles são cães de companhia e precisam  estar perto de pessoas, uma vez sozinhos por longas horas eles começam a se deprimir, a tristeza toma conta, e começam os problemas de saúde, a auto-mutilação e assim vai numa crescente os problemas.
NUNCA saia do seu apartamento sem estar com seu cata coco nas mãos, nada pior do que ruas sujas de dejetos de animais e donos irresponsáveis.
Resumo de cães em apartamentos…
Piso Liso NÃO serve, passeios 3 vezes ao dia pelo menos e por uns 30 minutos, nada de: Fez xixi e coco e já dar meia volta e subir correndo, deixa o bicho caminhar, se exercitar, faça a higiene como expliquei em outro tópico para que seu apto fique limpo e cheiroso, caso seu animal for ficar sozinho, NUNCA tranque seu Golden em lavanderias, banheiros, deixe-o solto pelo apartamento com brinquedos espalhados, ossos, bolinhas, uma pelúcia grande como companhia e cuidado com janelas abertas principalmente se tiver próximo a ela algo para ele subir, a curiosidade deles é grande, deixe os produtos de limpeza e medicamentos em locais altos, tenha certeza que eles encontram até o impossível, deixe também um som ligado tocando música, ou TV ele se sentirá mais seguro, se for demorar até o anoitecer, deixe uma luz acesa, potes de água fresca e comida, enfim, procure deixar seu animal o mais confortável possível.
Golden em Casa…
Apesar de casa muitos acham que não vamos ter problemas, isso não é verdade, muitas casas também vamos encontrar o problema do piso liso, plantas perigosas, piscina, escadas, enfim, todos devemos ter a consciência que sempre vai ter que acontecer uma adaptação tanto em casa quanto em apartamento, já que estamos falando de uma raça HUMANA que não se porta como um cão.
Quem tem espaço para ele desfrutar em corredores ao redor da casa é ótimo pois ele terá como gastar sua energia, nadar também é um excelente exercício, mas vc tem que escolher se deixa ou não, e logo na primeira semana vc deverá ensina-lo, uma vez que permitir a entrada na piscina, tirar o costume será mais complicado, o ideal é não deixar a vontade e sim quando você chama-lo, disciplina e pulso acima de tudo sempre!!!
Quem tem um Golden sabe que a praia dele é fuçar em tudo, pegar o que vê pela frente, seguir o dono por todo canto ( SOMBRA ), deitar aos pés, fazer aquela cara de triste quando percebe que pegamos a bolsa para sair, e quando chegamos em casa a felicidade é tanta que nenhum amor é maior que o deles.
Portanto caro amigo, sou suspeita, acho a raça a mais linda a melhor do mundo, mas antes de adquiri-la vamos ver se de fato é a que melhor se encaixa no seu estilo de vida!!!
Estou sempre a disposição para esclarecer dúvidas
Andréa Ladogano
  • Raquel Costa Meireles

    Oii! Peguei meu filhote de golden ontem. Ele chorou muito essa primeira noite, praticamente a noite toda por eu deixar ele lá no cantinho dele. Mas assim que amanheceu eu fui lá brinquei, botei a comidinha dele.. mas ele chorava ao ficar só.. e agora acabei trazendo ele pro quarto.. me da uma luz! O que eu devo fazer nesses primeiros dias?! Não quero acostuma-lo mal.. mas também não quero que ele se sinta só e chore a noite toda.

    • Carolina Rodrigues

      Sei que já faz tempo do seu comentário..meu tenho um Golden que fará 2 anos agora em novembro. Ele dorme solto na casa, sempre prefere passar a noite no quarto, pois sente muita falta de companhia.. ele fica wntre as portas dos quartos diversas vezes, pra poder ficar perto de todos. Isso nunca causou problema na casa ou no comportamento dele. Eles são extremamente inteligentes e foi muito fácil ensinar que ele pode ficar perto desde que não suba na cama, por exemplo. 😉