GFF Limpeza Dourados

30

março

5 Comentários

Dicas de como deixar seu Golden limpo e lindo

  • Golden Friend Forever
  • 5 Comentários
  • Saúde

Como deixar seu dourado lindo

Para as pessoas que gostam de colocar a mão na massa e cuidar dos seus cães ao invés de leva-los aos tantos Pets existentes, vou dar dicas de como faço para manter meus Dourados lindos e Limpos!!!

Goldens ODEIAM se sentirem sujos!!!!
O Ideal não é banhar toda semana e sim a cada 10, 15 dias, porém!!!!
… é necessário escovar e resquear o Golden pelo menos dia sim dia não, a escova deve ser de pinos sem a bolinha na ponta, a rasqueadeira pode ser a grande ou média, e o pente com dentes largos de inox.
Você só vai usar a rasqueadeira no dorso do animal ou seja do pescoço até a cauda em uma linha reta, o restante da pelagem você vai usar a escova de pinos, pois a rasqueadeira arranca o sub-pelo e quebra as franjas, quando houver nós, remove-los com pente de dentes largos NUNCA com a escova ou rasqueadeiras.
Nos dias da escovação use talco em pouca quantidade, você vai sentir que o pelo fica soltinho, cheiroso e seu Golden vai amar!!!!
Aplique o talco também nas partes íntimas e se notarem a pela avermelhada procurem usar nessa região Talco Polvilho Anti-séptico da Granado, assim como entre os dedos.
Use também uma colônia específica para dogs sem alcool, se bem que eu uso lavanda de gente nos meus e ficam deliciosamente cheirosos e felizes, use com burrifador é mais fácil!!!
Se os nós estiverem difíceis de serem desfeitos coloque um pouco de creme para dar uma soltada.
Mas o ideal é não deixar formar nós em nossos peludos, se mantiverem uma rotina de escovação isso não vai acontecer. Tem alguns nós que infelizmente devem ser desbastados, cortados e dependendo da proporção acaba ficando falhas na pelagem, por isso CUIDADO evite os nós, realize a escovação.
A escovação ajuda na retirada de pelos mortos, dá brilho na pelagem, diminui a quantidade de pelos pela casa, evita proliferação de pulgas, carrapatos e eles amam pois se sentem acarinhados, chamo de momento ternura Rs.
As orelhas devem ser limpas pelo menos 2 x na semana com produtos específicos, eu particularmente costumo usar o Leite de Rosas. Não tenha receio pode introduzir um algodão umedecido dentro do contudo e no pavilhão de forma a deixar o ouvido bem limpo, sem nenhuma cera, eles adoram fecham até os olhos.
Os olhos também devem ser limpos delicadamente dia sim dia não juntamente com a escovação, eu costumo usar água destilada gelada ou soro fisiológico também gelado.
Escovação dos dentes é de extrema importância e você já deve condicionar seu animal desde pequeno, o ideal seria escovar diariamente mas nem todo mundo tem tempo e saco, então procure fazer no dia da limpeza das orelhas ou seja duas vezes na semana. Eu costumo usar as dedeiras com pastas específicas de sabores agradáveis, e não esqueça de escovar a língua, gengivas, bochechas, compre um babador. A saúde do animal está também relacionada com a higiene bucal, por isso deixe a preguiça de lado que eles acabam se acostumando à rotina, e tudo fica mais fácil, não desista!!!!!
Compre uma tesoura que chamamos curva com ponta arredondada, ela poderá te ajudar na remoção dos pelos que ficam em volta das almofadinhas ( coxim ) dos pés e mãos, aqueles pelos que além de ficarem horríveis ainda fazem nossos peludos escorregarem em pisos mais lisos, e quando aparados diminui também o chulé!!! Mas CUIDADO para não cortarem os coitados!!!!
Eu odeio tosa higiênica nos Golden e tenho certeza que eles também odeiam, NÃO DEIXEM APARAR AQUELAS LINDAS FRANJAS!!! O que vocês podem fazer é tirar um pouco dos pelos do rabo que ficam perto do anus do animal, nas fêmeas não devemos aparar os pelos da genitália eles servem para proteger da entrada de sujeiras.
TOSAR UM GOLDEN NUNCA!!!! A pelagem deles ao contrário do que muitos pensam, ela serve para protege-los do frio, e do calor excessivo também!!!, gente a NATUREZA é sábia!!!! eu quase morro quando um cliente me aparece com seu cão pelado no GFF, isso NÃO existe é lenda e eles se sentem horríveis, tristes e deprimidos!!!!
Procure sempre banhar seu peludo em água fria, nunca quente, nos dias muito frios a água pode ser morna para fria, use sempre produtos neutros e sem sal e o segredo vem também em enxaguar com água em abundância, sem deixar nada de produto, repita o shampoo por duas vezes massageando todo o cão com movimentos suaves e intensos, sem esfregar. O creme deve ser também neutro e aplicado apenas nas franjas, e muito bem enxaguado, aplicar uma única vez.
A cada 30, 40 dias antes do banho eu recomendo sempre fazer uma hidratação, eu costumo usar produtos importados mas aqui também temos hidratantes de boa qualidade de uso humano ou até mesmo específicos de animais. Sempre aplicar com o pelo úmido e deixar agir por pelo menos 30 minutos, ai sim depois retirar todo o creme com água em abundância e iniciar o banho delicioso conforme expliquei a cima.
Hora de secar, se vc tiver um soprador MARAVILHA!!!! senão um BOM secador usando primeiro apenas o vento onde vc vai retirar todo o excesso de água ( se vc morar em casa e tiver espaço para seu peludo se sacudir bastante ou dar uma corrida, ótimo) senão passe no pelo uma toalha seca principalmente no dorso, onde eles tem muito sub-pelo que na realidade é a parte impermeável dos Goldens, a que demora mais para molhar e por conseqüência a que demora mais para secar também. Procure não ficar esfregando a toalha em movimentos de vai e vem PELO AMOR DE DEUS!!!! isso arrebenta com os pelos e o bicho fica todo arrepiado, faça movimentos sempre no sentido do pelo e assim também, com o vento do soprador ou secador e logo que estiver quase seco vá com a escova de pinos penteando sempre no sentido do pelo nunca pelo contrário!!!!
Verifique se de fato ele está seco, deixe esfriar o calor do secador e introduza seus dedos entre os pelos do dorso, perto do pescoço, nas franjas do peitoral e sinta se ainda está úmido ou não, procure deixa-lo totalmente seco, isso vai evitar a dermatite por umidade e seu cão não ficará com cheiro de cachorro molhado.
Parece difícil, mas não é!!! na realidade é uma terapia deliciosa e um momento que eles amam pois sentem a diferença de serem banhados pelos seus donos.
Os materiais necessários duram muitos e muitos anos e por vezes vale até a pena separar um cantinho para essa finalidade claro, se vc tiver espaço e tempo, lembrando que isso tudo será a cada 10, 15 dias e quando já com prática você gastará em torno de 2 horas ou menos.
Em outra matéria mais para frente abordarei o Trimming ( aparar, desenhar o seu Golden, sem cortar os pelos, usando materiais específicos )
Qualquer dúvidas que por ventura apareçam, podem perguntar que terei muito prazer em tentar esclarecer.
Andréa Ladogano
  • Mônica Reva

    Olá Andréa! Que matéria maravilhosa, esclareceu muitas das dúvidas que eu tinha. Tenho uma filhote de Golden fêmea de 6 meses, e sempre que ela faz xixi, molha os pelos do bumbum. De que maneira podemos fazer a limpeza diária? Muito obrigada! Mônica

  • Ivan Consolino

    Olá Andréa, Muito obrigado pelas dicas simples e ao mesmo tempo geniais que fez neste artigo sobre banhos e limpeza!!!
    Eu tenho uma pergunta que pode parecer até estranha, mas ocorre com certa frequência com meu peludo, a saber:
    1. Ele normalmente fica cheirando partes intimas (principalmente, mulheres), e também tem uma mania de ficar lambendo sua genitália e região anal. Então pergunto, tem solução para ambas as situações?
    2. A escova rasqueadora é uma que possui grande quantidade de cerdas em aço de cumprimento aproximado a 10mm ?

  • Carol Briotto

    Quais os produtos de banho que você usa? Shampoo e condicionador?

  • Lais Rodrigues

    Que incrível seu artigo. Eu amei!!! E anotei todas as dicas para começar a fazer com os meus (tenho 2)… Não quero mais levá-los em PET, pq eles odeiam… Já comprei meu soprador e as escovas… Muito obrigada Andréa.

  • Mag Ferreira

    A pessoa não responde aos comentários não??