GFF Acasalar o peludo

30

março

0 Comentário

Devo acasalar meu Peludo???

  • Golden Friend Forever
  • Nenhum Comentário
  • Adulto

Como proceder corretamente

Amigos, apesar de eu continuar achando que essa parte de acasalamentos deveria ser para criadores conscientes e responsáveis, eu tenho recebido muitas perguntas sobre como proceder corretamente, e eu me sinto muito feliz na realidade em saber que tem pessoas que apesar de não serem criadoras querem fazer tudo corretamente, e não tem vergonha de perguntar, então vamos lá…
Na minha opinião a idade mínima para um macho dar início a sua vida reprodutiva é a partir dos 18 meses de vida onde ele está maduro e já tem idade suficiente para realizar o exame definitivo da displasia coxo femoral e cotovelo, olhos e coração entre outros para atestar que de fato está apto a reprodução.
Para as Fêmeas o acasalamento deve ocorrer a partir do terceiro cio onde ela estará madura o suficiente e também com todos os exames acima citados atestando que a mesma também está apta a reprodução.
Quanto a idade máxima, ou seja, até quando um macho ou uma fêmea deve reproduzir, eu sempre digo que isso vai depender de vários fatores o primeiro deles claro é a saúde.
Um Macho pode reproduzir até 8, 9 anos, já as Fêmeas o ideal seria não ultrapassar os 5, 6 anos de idade, mas é como falei isso vai depender de muitos fatores que somente um Médico Veterinário poderá lhe aconselhar melhor.
Uma Fêmea acima de 6 anos deve ser muito bem acompanhada pelo Veterinário especialista em Reprodução para que não se tenha nenhuma surpresa, afinal ela pode apresentar problemas durante a gestação e no parto com a idade mais avançada.
É bom deixar muito claro que um animal que nunca cruzou não corre nenhum risco de desenvolver nenhum tipo de doença, e nem tão pouco ficar triste ou depressivo, isso tudo é lenda. O que de fato diminui a incidência de doenças é a CASTRAÇÃO que já falamos bastante aqui no nosso Blog.
Geralmente uma Fêmea está receptiva, ou seja aceitando o macho em torno do décimo dia do cio, mas isso é muito variável algumas abrem antes e outras depois, daí a importância de contatar um especialista em reprodução para a realização de exames que indicarão com mais precisão o dia fértil da cadela. Outras pessoas também tem o hábito de colocar o macho para rufiar, ou seja, o cão cheira a cadela e ela quando pronta afasta a cauda permitindo assim o acasalamento.
Eu não aconselho fazer mais de três montas e as mesmas podem ser em dias alternados ou como seu Veterinário indicar, nunca deixe o casal a vontade isso causará estresse em ambos sem nenhuma necessidade, procure colocar o casal junto sempre em horários frescos e abrigados do sol e calor intenso.
Se de fato seu desejo seja em procriar seu animal, faça tudo corretamente, procure auxílio de um profissional para a parte da saúde, e um criador que entenda de Fenótipo e Genótipo  e que possa analisar os Pedigrees e  lhe aconselhar sobre se o casal em questão combina entre linhas de sangue, e se o acasalamento pode ser um sucesso de fato.
Estarei sempre a disposição para ajudar a esclarecer sempre que possível as dúvidas.